sábado, 24 de outubro de 2009

José Saramago - Nova Polémica


José Saramago, o escritor português de 86 anos, volta a marcar posição na literatura de forma polémica, desta vez afrontando milhões de pessoas que não partilham da sua opinião.


Num país essencialmente Cristão, onde as pessoas respeitam a Bíblia, onde este livro é lido diariamente em numerosas Igrejas por todo o país, parece-me impertinente uma abordagem tão cruel, tão literal, tão desrespeitadora a este livro.


Não condeno a sua escrita, não menosprezo o seu talento nem critico o seu modo de vida. Considero-o um grande escritor, mundialmente reconhecido e que deveria ser um orgulho para Portugal caso Portugal também fosse um orgulho para o senhor.


O que eu considero incorrecto em toda esta história que ganhou uma importância duma dimensão gigantesca é a forma como José Saramago divulga o seu livro, como fala sem medir as palavras, como explora a questão na comunicação social sem a preocupação de ferir susceptibilidades.


Saramago tem todo o direito de escrever qualquer livro sobre qualquer tema, vivemos num país democrático. O que não tem direito, e esta é somente a minha opinião, é de se dirigir à comunicação social e divulgar a sua literartura do modo como o faz. Não está errado falar, está errado o modo como fala.

"Gato Fedorento - Esmiuça os Sufágios" chegou ao fim!




A equipa dos Gatos mais fedorentos do país festejou ontem o término de um dos mais fantásticos formatos dos últimos tempos.

Depois de uma hilariante maratona de humor e eleições, os Gato resolveram brindar os telespectadores com um último programa fenomenal cujos convidados estiveram indubitavelmente à altura, extremamente divertidos e de uma simpatia contagiante os três jornalistas convidados vindos dos três canais "concorrentes" transformaram o programa em algo único. As persoalidades cuja profissão é a entrevista aos políticas com carácter sério e intenso cruzaram-se com os entrevistadores mais sarcásticos e talentosos do momento.

José Alberto Carvalho (RTP1) , Rodrigo Guedes de Carvalho (SIC) e Júlio Magalhães (TVI) foram os três entrevistados.

Parabéns pelo programa, foi algo inédito e ainda que num tom humorístico conseguiu transmitir ao país um pouco da personalidade de cada político e aumentar a clareza da escolha nas eleições, um formato muito bem conseguido e ainda que muito se brinque com o trabalho desta equipa, com certeza, devem ter feito bastante trabalho de casa para conseguirem atingir o grau de profissionalismo que alcançaram.
Sou admiradora destes quatro jovens, continuo à espera de mais surpresas e inovação com humor.

domingo, 18 de outubro de 2009

Dança Comigo no Gelo


Dança Comigo no Gelo estreou ontem. A apresentadora, Catarina Furtado, é já nossa conhecida, bem como os jurados residentes, pudemos recordar a hilariane Rita Blanco, o profissional Marco Di Camilis e o irreverente João Baião. Os concorrentes que estrearam a pista de gelo foram Helena Coelho, Maria João Abreu, Manuel Marques e João Cajuda, este último alcançou a vitória. O formato promete provocar algumas gargalhadas apesar de nos privar da elegância e talento habituais em casa momento de dança.

Quanto a mim, preferia o "tradicional" Dança Comigo mas talvez seja agradavelmente surpreendida nos próximos programas...

sábado, 3 de outubro de 2009

Apostas RTP

A RTP prepara-se para estrear formatos únicos e divertidos! Também a estação pública prepara uma nova grelha de programação cheia de surpresas entusiastas e amantes do sucesso.

Continuaremos na presença de "Pai à Força", das actuais notícias do "Telerural" e ainda "Conta-me como foi", entre outros formatos que, segundo a estação, merecem continuar no ar, teremos novos episódios que prometem manter os telespectadores "colados" ao ecrã.



Como estreia vamos poder assistir ao regresso de "Dança Comigo" com Catarina Furtado, agora numa versão mais arrojada, os participantes terão que demonstrar as suas habilidades artísticas como dançarinos... no gelo! "Dança Comigo no Gelo" promete dar que falar... Quem sabe Nuno Markl não tem um par de patins em casa?!?


Vamos também poder assistir à estreia duma nova série "Um lugar para viver" que conta a história duma família de emigrantes que regressam de França trinta anos depois de terem deixado Portugal, tendo em vista a reconstrução da sua vida, uma série repleta de humor com inúmeras peripécias... O elenco é constituído por Isabel Figueira, Rui Mendes, Adelaide João, João lagarto, Carla Andrino, Joana Santos, Pedro Barroso, entre outros.



"Conexão" é também uma nova miní-série da SIC que contará com um grandioso elenco em que podemos encontrar actores como Mariana Monteiro, Ivo Canelas e Susana Arrais. A mini-série revela a relação de narcotráfico entre o Minho e a Galiza.


Ainda no âmbito das novas séries vamos poder assistir "Dez" com Carla Chambel e Mafalda Teixeira, entre outros.


Outro formato que irá com certeza tocar no coração dos portugueses e provar que as pessoas com deficiência têm um inúmero valor perante a sociedade é "Salvador" em que iremos assistir a pessoas com algum tipo de deficiência a ultrapassar limites da sua vida, um constante ultrapassar de osbtáculos e vivência de intensas emoções.



No horário nobre, a RTP decidiu apostar em Sónia Araújo num programa verdadeiramente familiar. "Família Família" é o formato que irá ser apresentado, a solo, por Sónia Araújo às Sextas-feiras, e consiste em colocar frente-a-frente duas famílias numa renhida competição de talentos, desde cantar, dançar, representar, só uma família poderá sair vencedora neste mar de capacidades, terão que convercer o júri e os telespectadores, tanto nso ensaios durante a semana como nas apresentações, que merecem a vitória.



Também com vista à apesentação de um novo formato da estação pública foi constituída uma nova dupla de apresentadores, Sílvia Alberto e João Baião estarão juntos à frente do concurso "Último Passageiro" aos Domingos, concorrendo assim com "Ídolos" da SIC e "Uma canção para ti" da TVI, à semelhança do formato de Sónia Araújo, este também envolve competição entre famílias, os 17 elementos constituintes de cada uma das trÊs famílias participantes em cada programa terão que responder a perguntas de cultural geral e atravessar alguns percursos originais, quando todos os elementos estiverem reunidos e com todas as provas ultrapassadas ser-lhes-á fornecida uma chave que abrirá um carro que contém um pémio final... Vamos esperar para ver a afinidade desta nova dupla, com certeza um programa divertido.


Rui Unas e Jorge Mourato brindarão os portugueses com uma Sitcom, uma formato de piadas fáceis que veremos retratado o português pessimista e o optimista. Tendo em conta os actores, com certeza que roubará~algumas gagalhadas aos telespectadores...

Outras estreias podeão surgir, nomeadamente o filme Amália.
A RTP promete oferecer muito entretenimento. Resta-me desejar boa sorte para os projectos.